As curvas da história – Por José Elias


Vida se dividia, não faz muito tempo, como provam os que acompanham as gerações, em trabalho, lazer e boemia. O cara tinha que ralar, no trabalho, pra garantir cerveja e, com a namorada, ir no fim de semana a ao cinema. Ao contrário de hoje quando, na mordomia, muitos jovens só se acordam pra almoçar sem lavar a boca.

Política produz amizades firmes que ficam nas páginas da história e, no cotidiano, afasta mais do que junta companheiros. Eu, João Beltrão e Renan Calheiros – sem fartura – sempre caminhamos do mesmo lado por longo período. No voto, no futebol, nos bares, nas resenhas, atuando no mesmo time, vestindo a mesma camisa.

Beltrão sem mandato, Renan deputado federal, assumimos o jornal Extra das mãos do empresário Tai Breda, pretenso candidato. Redação em frente ao Cepa, cada um tinha uma atividade até que, um dia, seguimos estradas diferentes. Sem discussão, sem brigas, sem ressentimentos – tudo na paz, sustentando o respeito e admiração.

Foguete do Renan subiu, passou pelo Senado, presidente do Congresso e tentativa de ser governador, consumada por seu filho. Beltrão, prefeito de Coruripe, deputado por vários mandatos, encaminhou a família à vida pública. E eu segui no ofício de informar e ser lembrado por amigos como Collor, Zé Bandeira, Djalma Falcão e Moacir Andrade.

O importante – de cima ou de baixo – é manter a cabeça erguida, sem desmoralizar nem ser desmoralizado. Continuar na trincheira de luta até que um dia, mesmo contra a vontade de muitos, fazer a viagem para um lugar incerto. O governador Zé Tavares repetia que “não se vive o presente sem consultar o passado!” (No livro Repórter da Política – tudo é mentira – no computador).

31.07.2018

Saiba mais sobre os bastidores da política alagoana em: www.blogdojoseelias.com.br

Siga o Blog do José Elias nas redes sociais:

Instagram:@blogdojoseelias.com.br

Facebook: blogdojoseelias.com.br

 Twitter: blogdojoseelias
#politica #politicalagoas #politicalagoana #eleiçoes #eleiçoes2018
#candidatos #joseeliasjornalista#blogdojoseelias#alagoas

 


COMPARTILHAR
Artigo anteriorComeçou a caminhada – Por José Elias
Próximo artigoFechada maior aliança – Por José Elias
José Elias
José Elias iniciou na Gazeta de Alagoas no rádio e jornal. É colunista há 35 anos. Foi diretor de Comunicação da Organização Arnon de Mello e comentarista de política da TV Gazeta. Repórter nas rádios Progresso, Difusora, Palmares, Jornal de Alagoas e Jornal de Hoje. Secretário de Comunicação dos prefeitos Fernando Collor, José Bandeira, Djalma Falcão. E secretário estadual de Comunicação do governo Moacir Andrade.