Prestígio só lá em cima – Por José Elias


Candidato mais festejado de Alagoas, empresário João Lyra comandou, sem saber que estava sendo enganado, a política de Alagoas. Primeiro lugar – bem na frente – era consi-derado, sem o voto entrar na urna, o governador eleito do Estado. Toda vez que saia resultado de uma pesquisa, as autoridades enchiam seu gabinete, insinuando a formação do secretariado.

Não ficava em paz em casa diante do assédio da malandragem e, no escritório, “aliados” não deixavam o cara tocar os negócios particulares. Todos chegavam em ritmo de festa, comemorando a vitória antecipada que “números” indicavam nas ruas. Campanha pegando fogo, sem limite de preço, juras de fidelidade eterna, “amigos” elogiavam a atração dos pés à cabeça.

“Sapato lindo, governador!” – tentavam agradar os bajuladores, destacando pisante da velha-guarda, esquecido em cima do guarda-roupa. “Qual o remédio que o senhor bebeu pra ficar tão jovem?” – levantava a bola uma garota bonita, pensando no salário sexta-feira. “Já sabe quais nomes musicais serão contratadas depois da posse?” – puxa-saquismo aumentava.

Não só ele, mas qualquer um – Joinha, James Gagueira, Zé Argeu – experimenta do mesma uisque caríssimo, que continua na moda. Basta anunciar disposição de disputar um cargo importante, assumir liderança nas pesquisas, que perde imediatamente o sossego. Muita gente que tem dinheiro, não precisa, entra na fila pra ser reconhecida e lembrada no futuro.

A história de ontem, está se repetindo hoje e, amanhã, com o mesmo enfoque, escritores de verdade – que sabem ler – vão imortalizar em livros. No mercado do voto, ainda exis-tem lideranças que acreditam no que não enxergam – ao contrário de São Tomé. Cegam, são enganados sabendo e, como num longo cochilo, só percebem quando o capim da porta de casa cresce. (No livro Repórter da Política – tudo é mentira – no computador).

05.08.2018

Saiba mais sobre os bastidores da política alagoana em: www.blogdojoseelias.com.br

Siga o Blog do José Elias nas redes sociais:

Instagram:@blogdojoseelias.com.br

Facebook: blogdojoseelias.com.br

 Twitter: blogdojoseelias
#politica #politicalagoas #politicalagoana #eleiçoes #eleiçoes2018
#candidatos #joseeliasjornalista#blogdojoseelias#alagoas

COMPARTILHAR
Artigo anteriorTome Nota – Por José Elias
Próximo artigoComeça outra eleição – Por José Elias
José Elias
José Elias iniciou na Gazeta de Alagoas no rádio e jornal. É colunista há 35 anos. Foi diretor de Comunicação da Organização Arnon de Mello e comentarista de política da TV Gazeta. Repórter nas rádios Progresso, Difusora, Palmares, Jornal de Alagoas e Jornal de Hoje. Secretário de Comunicação dos prefeitos Fernando Collor, José Bandeira, Djalma Falcão. E secretário estadual de Comunicação do governo Moacir Andrade.