Ingratos mudam de cadeira – Por José Elias


Ingratidão move bastidores onde interesses políticos – em todos os níveis – entram em cena e pegam personagens na esquina. De presidente, passando por governador e senador, desembarcando na eleição de vereador, todos são iguais. Comem no mesmo prato, tomam banho com a mesma água, fazem o cabelo na mesma barbearia, vão juntos ao supermercado e, aos domingos, no mesmo carro, assistem o jogo.

Por cima, em cargos importantes, os segmentos valorosos ficam do seu lado, oferecendo tudo, até coisas feias, na maior cara de pau. De baixo, em função grande, sem ser executiva, fora do gabinete, se escondem no banheiro com “dor de barriga”. Inventam qualquer pretexto pra fugir de um reencontro, mesmo que tenham sido beneficiados vida inteira, como assessor da confiança e intimidade da chefia.

Traidores de plantão – muitos nas esquinas famosas de Alagoas – brigam, choram, trocam murros pra agradar eventuais poderosos. Quando perdem lugar, fila anda e bajuladores mudam de cadeira, discretamente, para não perder a bola da vez. A maioria se merece porque, na primeira oportunidade, abre a porta novamente, recebe com mesmos gestos de confiança e passa de novo mesmas responsabilidades.

Na política, já estão imitando futebol, com características de homens fortes do esporte, malandragem que vem da convivência no ramo. Alguns trocam de comitê como se muda de camisa no apoio aos que desejam reforçar as candidaturas, consideradas fracas pelos adversários. E pedem fortunas para defender outros nomes, ameaçados de descer ladeira da derrota, empurrados pelas figas e mandingas dos inimigos.

Ao contrário de antigamente, onde dignidade falava mais alto, respeito era senha na disputa de um cargo. Poder econômico está escondido, mas na hora acertada com a tropa, bota cabeça de fora. Infelizmente, na disputa do voto, covardia e safadeza estão juntos do “profissionalismo”. (No livro Repórter da Política – tudo é mentira – no computador).

05.09.2018

Saiba mais sobre os bastidores da política alagoana em: www.blogdojoseelias.com.br

Siga o Blog do José Elias nas redes sociais:

Instagram:@blogdojoseelias.com.br

Facebook: blogdojoseelias.com.br

 Twitter: blogdojoseelias
#politica #politicalagoas #politicalagoana #eleiçoes #eleiçoes2018
#candidatos #joseeliasjornalista#blogdojoseelias#alagoas

COMPARTILHAR
Artigo anteriorTome Nota – Por José Elias
Próximo artigoLuta com inteligência – Por José Elias
José Elias
José Elias iniciou na Gazeta de Alagoas no rádio e jornal. É colunista há 35 anos. Foi diretor de Comunicação da Organização Arnon de Mello e comentarista de política da TV Gazeta. Repórter nas rádios Progresso, Difusora, Palmares, Jornal de Alagoas e Jornal de Hoje. Secretário de Comunicação dos prefeitos Fernando Collor, José Bandeira, Djalma Falcão. E secretário estadual de Comunicação do governo Moacir Andrade.