Pesquisas acertam e erram – Por José Elias


Sondagens na corrida majoritária sustentaram, desde o início, vantagem de Renan Filho na reeleição de governador. Confirmam agora na reta final que ele vai tirar mais quatro anos de mandato com ações aplaudidas nas ruas. Pra Câmara Federal, garantem favoritismo de Arthur Lira, Marx Beltrão e JHC.

Instituto de pesquisa, bem situado na cidade, com crédito na sociedade, não tivesse usado experiência, tinha se desmoralizado. Acertou todos os palpites e, na disputa majoritária, o escore não combinou com suas contas. Os votos saíram das urnas tronchos, de cabeça pra baixo, botando água no chope.

Da primeira à última rodada, candidato ganhava de goleada, com festa preparada com quinze dias antes. Os adversários calados, sem querer se manifestar, só fazia balançar a cabeça, admitindo derrota. As costas do vitorioso, que se trancou em casa, ficaram cheias de marcas das tapas que levou.

Quando abriram as cédulas, maior decepção e a banda do novo vencedor, escondida na garagem, começou a tocar. A história teve de ser reescrita e, no escritório, turma que ia vencer saiu pra o bar da esquina, enchendo a cara. A imprensa, curiosa, procurou diretores do instituto pedindo explicação.

Resposta na ponta da língua, na bucha: “Não apuramos números oficiais falsos nem aceitamos encomenda de corrupção!” Já se repetiu muitas vezes aqui e a história, em vários momentos registrou casos de arrepiar, com personagens que brilharam na disputa do voto. (No livro Repórter da Política – tudo é mentira – no computador).

04.10.2018

Saiba mais sobre os bastidores da política alagoana em: www.blogdojoseelias.com.br

Siga o Blog do José Elias nas redes sociais:

Instagram:@blogdojoseelias.com.br

Facebook: blogdojoseelias.com.br

 Twitter: blogdojoseelias
#politica #politicalagoas #politicalagoana #eleiçoes #eleiçoes2018
#candidatos #joseeliasjornalista#blogdojoseelias#alagoas

 


COMPARTILHAR
Artigo anteriorTome Nota – Por José Elias
Próximo artigoCollor prefeito (TBT) – Por José Elias
José Elias
José Elias iniciou na Gazeta de Alagoas no rádio e jornal. É colunista há 35 anos. Foi diretor de Comunicação da Organização Arnon de Mello e comentarista de política da TV Gazeta. Repórter nas rádios Progresso, Difusora, Palmares, Jornal de Alagoas e Jornal de Hoje. Secretário de Comunicação dos prefeitos Fernando Collor, José Bandeira, Djalma Falcão. E secretário estadual de Comunicação do governo Moacir Andrade.