José Elias iniciou na Gazeta de Alagoas no rádio e no jornal. É colunista há 35 anos
Capa » Editorial » SEM PLANO DE SAÚDE, MORTE ABRE A PORTA PARA ATENDER O PACIENTE
Publicidade
Postado em 18/03/2025

"Editorial"SEM PLANO DE SAÚDE, MORTE ABRE A PORTA PARA ATENDER O PACIENTE

Por José Elias
40 Visualizações
Comentários (0)

   Pobreza e classe média estão condenadas a morrer no meio da rua, sem socorro dos órgãos competentes, por falta de assistência médica. Poucos ganham acima do normal e possuem condições financeiras de assumir prestações astronômicas dos planos de saúde.
   “Qual seu plano de saúde?” - primeira pergunta do funcionário do hospital, que fica na portaria para separar quem tem acesso rápido dos que chegam de cara limpa. Sem a senha –  dados do documento solicitado – fica na recepção esperando a hora de fazer a partida.
   Os médicos, lá dentro, não têm culpa de nada porque não determinam quem fica ou quem sai, seja qual for a doença do paciente. Eles são pagos para tentar salvar vidas e, se quiserem usar o coração no atendimento, recebem cartão vermelho por ações de caridade.
   O deputado Oswaldo Gomes de Barros fechou a casa de saúde de sua propriedade também porque nunca rejeitou os pobres. Quando chegavam passando mal, sem plano e sem dinheiro, ele autorizava o socorro imediato e, depois, pessoalmente, fazia o acompanhamento na casa dos necessitados.